quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PÓS-PRODUÇÃO - primeiro passo


MONTAGEM


MONTAGEM ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar osplanos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, etc. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do diretor ou, em alguns casos, do produtor.


No caso dos "Donos da Mata" assim que acabamos a filmagem, no dia 30 de julho, iniciei um processo de preparar o filme para a edição.
HDs, precisava de HDs. Vamos lá, trouxe os HDs para eles foram meu filmete. Achei vou agora poder ver minha criança, e ainda não, havia dado um pau na ilha. E lá vamos nós, placa, pecinha, ajuste e no sábado passado 13 de agosto, estavam sendo logadas as primeiras imagens e pudemos ver. Eles estavam lá, todos: XERÉM, MARTHA, SANDRO, ROSANA, LELÉIA, GISELE E EDUARDO, vivendo essa aventura. Nossa, é como um sonho. É mais é poder ver o sonho após acordar.
Enquanto as imagens vão passando na tela, passa na cabeça o processo, o que aconteceu, o que conseguimos, o que perdemos, onde erramos, onde a satisfação foi geral, nas relações humanas, na equipe... Uma obra para seus criadores é essencialmente seu processo.
E eu continuo no processo e vão entrando outros seres, nesse momento recém chegado o editor.
Seja bem vindo!
E vamos fazendo!

Luciana Bezerra

terça-feira, 2 de agosto de 2011

OS DONOS DA MATA - FILME, VIAGEM, AVENTURA!
























































Hoje é terça. Uma semana após início das filmagens em Maricá. Arrumo tempo para colocar minhas impressões sobre os dias de gravação. Entrego as coisas emprestadas, devolvo os talheres da mamãe, meus pratos ao armário, os equipamentos da sala de cinema, pago os últimos fornecedores e penduro o que não consegui até aqui com promessa de acertar assim que der.
Mas o mais difícil é acostumar-se com a falta que faz toda a gente que fica sendo sua gente no tempo em que ficamos juntos partilhando uma história. Isso é filme. Que loucura!
Saudade dos amigos que moram perto, porque ficaram mais perto, dos amigos de longe que ficaram perto durante esse tempo, dos que moram muito longe e em especial de meus atores crianças que só penso em como me organizar para manter aulas a esse grupo incrível que conheci. Minha querida turminha talentosa, que aguentou firme e nos deu um filme, que tenho certeza será lindo.
Está difícil fazer outros trabalhos essa semana, sinto-me apaixonada pelo filme e só penso em poder vê-lo pronto.





Muito agradecida meus colaboradores!





Luciana Bezerra

domingo, 3 de julho de 2011

Em momento de ensaio




Estamos nos aproximando do fim de julho, que parecia tão longe quando fizemos o primeiro cronograma de filmagem e nos certificamos que seria a melhor data, pois as crianças estarão de férias.

Iniciamos nosso ensaio e tem sido divertido> A caravana parte para Maricá cedo e é sempre dia de muitas coisas para fazer. A produção nos deixa e vai agir a vida, a fim de que esteja tudo preparado a tempo. Água, luz, bombeiro, alvarás... A cada semana uma luta diferente, a cada dia uma tarefa riscada do caderno e muitas mais colocadas. E lá vamos nós!!!

Já trabalhei dirigindo criança. É sempre delicado e temos que perceber o tempo deles. No caso deste filme são todos bem novos e invisto em especial na integração do grupo e sua concentração.

Assistimos a curtas e eles se mostram cada dia mais interessados em cinema.

Sonho os dias de filmagem.

visualizo as cenas ganhando forma e esses pequenos atores-guerreiros comportam-se bem e nos preparamos para entrar em ação!

Que Dionisio venha nos visitar !


Luciana Bezerra














terça-feira, 14 de junho de 2011

"Os Donos da Mata" é notícia em Maricá

Matéria publicada no Jornal O Terminal em 25 de maio de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

DESENHANDO O FLME



Na semana passada nos sentamos sobre folhas em branco para imaginar o filme que desejamos filmar. É bom ter essas conversas. É bom poder ver as conversas desenhadas no papel pelo talentoso e rápido traço de Bruno Diel.


Foram dois dias e muitas cenas e também discutidas entre eu ele e Lavaquial, que volta e meia, repetia: Isso é só o ponto de partida, lá vamos fazer muito mais!

Vieram também mudanças no roteiro após esses encontros. Filme é assim... Mudança em busca da melhor realização.

Na sexta meus produtores Zé e Sheila voltaram a Maricá e eu sofri não poder rever o espaço em que escolhemos para desenrolar de nossa história e não vejo a hora de me encontrar e iniciar os ensaios com meu elenco que já já vamos conhecer suas carinhas aqui.



A produção quebra sua pedreira.

A fotografia ilumina sua visão.

A arte recria nosso mundo.

A direção prepara seus atores nas cenas.


E vamos nos aproximando do set.


Luciana Bezerra



quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os Donos da Mata na mídia

Em entrevista ao Diário do Aço (Minas Gerais) durante a abertura do 8º Cinedocumenta, a diretora Luciana Bezerra falou sobre o processo de produção do curta "Os Donos da Mata":

"Entre os novos projetos da diretora está a produção de um curta-metragem infantojuvenil, com recursos de edital do Ministério da Cultura. 'Fui influenciada pelo meu filho de cinco anos. Quero fazer um filme que chame a atenção dessa moçada, mas será um grande desafio lidar com essa velocidade toda da nova geração', contou.

A história do curta será de dois grupos de crianças que disputam espaço em um rio. 'Eles combinam que quem chegar primeiro ao rio será o dono. Cada grupo trilha um caminho diferente cheio de aventuras e muitos efeitos especiais. Estou me inspirando nesses novos desenhos, como Ben 10 e Bakugan', adiantou.

Além disso, Luciana Bezerra trabalha para produzir uma série televisiva que vai falar sobre o mundo feminino. 'Somos um grupo de 15 mulheres trabalhando na ideia. Mas fazer série para TV é muito complicado', disse."


Confira a matéria na íntegra: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=54527

E LÁ VAMOS NÓS...


Iniciar um filme é como preparar uma viagem em grupo: Papéis, roteiros, orçamentos, reuniões para criar intimidade entre o grupo, contato com transportes, a mala, o que vai, o que cai, o que se vê, o que se deixa pra depois... Imagina um filme-viagem?

Já há algumas semanas venho ouvindo e falando com minha produtora (Sheila Santos), que ora se anima, ora se desespera. Ontem veio o fotógrafo (André Lavaquial), a assistente de direção (Manuelle Rosa) chegou do festival enfim, o figurinista (Marcio Lopes) está empolgado e se desespera com a paleta de cores a ser usada na mata. E o diretor de arte (Wendel Barros) já tem roteiro para ler. Bom, a equipe está crescendo, o filme está se construindo e vou inaugurar aqui um espaço para contar essa produção e desabafar um bocado as angústias de uma diretora na busca da MELHOR maneira de MELHOR contar sua história.

Que Nossa Senhora da Saúde nos proteja a todos!
Que São Jorge defenda essa equipe com sua espada!
Que São Judas Tadeu transforme todos os planos impossíveis em facilmente realizavéis.
Que Santa Edwiges não nos deixe endividar!
Que Jesus menino proteja nossas crianças!
Que Santa Clara nos garanta dias de luz e sol esplêndidos!
Que Santa Bárbara sopre seus ventos quando precisarmos!

Luciana Bezerra